Sustentabilidade

A sustentabilidade é um fator estratégico nas Empresas CMPC. Esta abordagem e forma de atuação assenta em três pilares fundamentais: o compromisso e a contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda de 2030 das Nações Unidas. As questões materiais, relacionadas ao impacto positivo e negativo de nossa operação e em toda a nossa cadeia de valor e os riscos a que estamos expostos, incluindo nossas comunidades vizinhas e as áreas de influência direta e indireta.

Metas de Sustentabilidade Ambiental

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são o modelo para um futuro melhor e mais sustentável para todos. Eles abordam os desafios globais que enfrentamos, incluindo pobreza, desigualdade, mudança climática, degradação ambiental, paz e justiça. Nessa direção - publicamente - nos comprometemos com quatro objetivos específicos de desenvolvimento sustentável, que nortearão todas as nossas ações até o ano de 2030, tendo o ano de 2018 como marco base para cada um deles:

13.3

50% das emissões de gases de efeito estufa (diretas e indiretas) até o ano de 2030.

6.4

Reduziremos o uso industrial de água por tonelada de produto em 25% até 2025, incluindo todas as nossas plantas distribuídas em 8 países da América Latina.

12.4 - 12.5

Seremos uma empresa zero resíduo para disposição final -aterros sanitários- até o ano de 2025, por meio da redução da geração de resíduos, sua valorização como subprodutos e o fortalecimento de modelos circulares.

13.1 - 13.3 & 15.1

Acrescentaremos 100 mil hectares de conservação, restauração e/ou proteção até o ano de 2030, aos mais de 325 mil hectares que a empresa já conserva, restaura e protege no Chile, Argentina e no Brasil.

Desempenho

Abastecimento por energia verde:

80% do consumo de energia vem de energia renovável gerada a partir de biomassa.

Confiança dos investidores que exigem os mais altos padrões:

A CMPC emitiu 3 títulos verdes. Como resultado, a Companhia recebeu o Green Bond Pioneer Award e foi incluída na Categoria Global de Novos Países que adotam os Títulos Verdes.

Líder no setor florestal:

Desde 2018, a CMPC é membro do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, colaborando na construção e apresentando o Roteiro para o cumprimento dos ODS do Setor Florestal, que prevê 8 oportunidades de impacto para o nosso setor.

Reconhecimento da gestão de sustentabilidade da CMPC:

Mais um ano entre as empresas mais sustentáveis do mundo.

A CMPC tem orgulho de ser considerada a segunda empresa do setor florestal e de papel mais sustentável do planeta e pelo sétimo ano consecutivo fazer parte do prestigiado Índice Internacional Dow Jones Sustainability Index (DJSI).

Além disso, mais uma vez nos classificamos como líderes em nosso setor nas categorias DJSI Chile, Mila Pacific Alliance y Emerging Markets.

Reconhecimento em crescimento sustentável

Premiada como a melhor empresa de celulose e papel do Brasil em agosto de 2020, a CMPC recebeu este prêmio do jornal brasileiro Valor Econômico - que reconhece anualmente as empresas com os melhores resultados de acordo com oito critérios econômico-financeiros, como: crescimento de sustentabilidade, rentabilidade e o Ebitda. A premiação contou com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e de executivos de diversas empresas.

Estamos inscritos no APL (Acordo de Produção Limpa).

O instrumento do meio ambiente próprio do Chile, que consiste em um acordo voluntário entre uma associação empresarial representativa de um setor produtivo e os órgãos públicos competentes em matéria de meio ambiente, saúde, higiene e segurança ocupacional, eficiência energética e hídrica e desenvolvimento produtivo, tem como objetivo melhorar as condições produtivas e ambientais.

No dia 22 de outubro de 2012, a ONU validou internacionalmente os APLs como a primeira Ação de Mitigação Nacionalmente Apropriada. (NAMA)

Certificações florestais

O manejo sustentável das culturas florestais é um dos principais pilares fundamentais da CMPC, e estamos comprometidos com a rentabilidade sustentável, que entendemos como a harmonia entre os benefícios para a sociedade, a economia e o meio ambiente.

A CMPC possui as certificações de manejo florestal PEFCTM e FSC®: Forestal Mininco SpA (FSC-C006246) e Grupo de Certificação CMPC Pulp SpA (FSC-C140582), selos que reconhecem o manejo florestal responsável do patrimônio florestal, garantindo, assim, que a madeira para uso na produção industrial é obtida exclusivamente de plantações de origem certificada e controlada.

FSC® (Forest Stewardship Council®)

É uma Organização Internacional sem fins lucrativos que busca promover o manejo responsável das florestas do mundo por meio de um mecanismo chamado cadeia de custódia, que garante que os produtos vendidos pela CMPC sejam provenientes de florestas manejadas de forma responsável.

Os produtos da CMPC Pulp são rastreáveis desde sua origem até seu destino final, pois são certificados pela norma FSC da Cadeia de Custódia. Essa certificação avalia todas as etapas até o produto final, incluindo atividades de processamento, transformação, fabricação e distribuição.

CERTFOR-PEFCTM

O sistema chileno de certificação de manejo florestal busca promover o manejo sustentável de florestas e seus produtos derivados. O CERTFOR, de origem público-privada, é reconhecido pelo sistema internacional sem fins lucrativos PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification), validando os requisitos nacionais de sustentabilidade com critérios internacionais de comercialização, produção e consumo responsável de madeira.

A CMPC Pulp possui a certificação da Cadeia de Custódia CERTFOR-PEFC, garantindo a origem sustentável e rastreabilidade com due diligence desde a floresta até a entrega ao cliente, atendendo a requisitos ambientais e de responsabilidade social.

Sustentabilidade da CMPC

Para conocer en profundidad la declaración, enfoque y desempeño en Sostenibilidad de CMPC, te invitamos a visitar la sección corporativa:

Relatório Integrado

Apresentamos o nosso mais recente Relatório Integrado que contém todas as informações sobre como a governança, a estratégia e o desempenho da empresa conduzem à criação de valor a curto, médio e longo prazo.
O relatório foi elaborado tendo em conta os indicadores propostos pela Global Reporting Initiative (GRI), bem como o quadro de princípios orientadores do International Integrated Reporting Council(IIRC).
Este relatório também serve como Comunicação de Progresso (CoP) para o Pacto Global das Nações Unidas.

Somos Membros:

Rede Chilena do Pacto Global da ONU

Iniciativa da qual participam mais de 10.000 empresas em todo o mundo. A CMPC faz parte da Rede Chilena do Pacto Global da ONU, assumindo um sério compromisso de integrar o conceito de sustentabilidade em sua estratégia corporativa, por meio da implementação de 10 Princípios, focados em quatro áreas: direitos humanos, relações trabalhistas, meio ambiente e anticorrupção.

CLG (The Corporate Leaders Group for Climate Change)

Organização que promove o desenvolvimento de políticas que permitam combater os efeitos da mudança climática e manter um ambiente favorável aos negócios, potencializando o papel de liderança empresarial necessário para avançar em direção ao desenvolvimento sustentável do Chile.

WBCSD (World Bussines Council for Sustainable Development)

Associação global de mais de 200 empresas que trabalham juntas para acelerar a transição para um mundo sustentável.
FSG Forest Solution Group é uma plataforma global para a cadeia de valor do setor florestal que busca desenvolver e compartilhar soluções de negócios para liderar o desenvolvimento sustentável. A CMPC é membro do FSG e adere a um conjunto de princípios que lhe permitem demonstrar liderança e progresso em sustentabilidade.

Escolha produtos florestais sustentáveis
Acción Empresas Chile

Organização que reúne mais de 130 empresas chilenas determinadas a gerir seus negócios sob a lógica da sustentabilidade empresarial como uma visão empresarial necessária para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

APL (acuerdo de producción limpia)

Instrumento medioambiental propio de Chile, que consiste en un convenio de carácter voluntario entre una asociación empresarial representativa de un sector productivo y los organismos públicos competentes en materias ambientales, sanitarias, de higiene y seguridad laboral, eficiencia energética e hídrica y de fomento productivo, cuyo objetivo es mejorar las condiciones productivas y ambientales.

El 22 de octubre de 2012, la ONU validó internacionalmente a los APL como la primera Acción de Mitigación Nacionalmente Apropiada. (NAMA)

¿Cómo operamos?

Dado que CMPC Pulp vende en más de 50 países, llegamos a nuestros clientes a través de una red de agentes locales en todo el mundo, así como tres oficinas internacionales de CMPC en Hamburgo, Alemania - Shanghai, China - Atlanta, EEUU. Esto se suma al trabajo realizado por todo el equipo comercial en Chile. De esta manera somos capaces de adaptarnos a la idiosincrasia de cada región y establecer relaciones comerciales confiables y cercanas.

Revisa nuestros contactos aquí

Ir a contactos Chile